A partir da tela ilustrada na figura abaixo, é possível incluir, alterar, excluir ou pesquisar os dados de uma Saída por Venda, conforme as orientações abaixo descritas:
Incluir
Dados do Receituário
Inicialmente clique na aba “Edição” para abrir a tela de edição da saída por venda (figura acima);
Escolha o tipo do Receituário e preencha os campos Nº da notificação, data da prescrição e escolha do Tipo de Uso;
Regra de preenchimento: o número da notificação não será obrigatório para o tipo “Receita antimicrobiano em 2 vias.”;
Dados do Prescritor
Clique na lupa ao lado do campo “Prescritor” para selecionar um prescritor já cadastrado. Caso ele não tenha ainda cadastrado, você poderá cadastrá-lo e voltar para esta tela sem perder nenhum dado digitado anteriormente;
A exibição dos prescritores abrange apenas os profissionais que estão habilitados a prescrever uma determinada classe de medicamento. Essa regra é feita a partir dos campos “Tipo de receituário” e “Tipo de uso” preenchidos na tela anterior, bem como do campo “Conselho de classe”;
Regra de preenchimento:
Para medicamentos dispensados para o uso humano serão permitidos os conselhos CRO e CRM, bem como os registros concedidos pelo Ministério da Saúde (RMS) aos profissionais do “Programa Mais Médicos”.
Para o uso veterinário, o sistema deve permitir somente o CRMV;
Dados do Comprador
Para preencher os dados do comprador, clique na lupa ao lado do campo “Nome do comprador” para selecionar um cliente já cadastrado. Caso o cliente não esteja cadastrado, você poderá cadastrá-lo e voltar para esta tela sem perder nenhum dado digitado anteriormente;
Regra de preenchimento: os dados do comprador serão verificados em conjunto com a classe terapêutica do medicamento. Os dados do comprador serão obrigatórios quando a classe terapêutica do medicamento for “Sujeito a controle especial” e serão facultativos para medicamento da classe “Antimicrobiano”;
Preencha o campo Data da Venda;
Dados do Paciente
Preencha os campos Nome, Idade, Sexo e CID;
Regra de preenchimento:
O sistema irá considerar como obrigatório os dados do paciente, caso a classe terapêutica seja antimicrobiano. Caso seja medicamento sujeito a controle especial, os campos do paciente não serão obrigatórios;
O campo referente ao CID não é de preenchimento obrigatório;
Em seguida clique no botão “Gravar” para salvar os dados principais da receita e iniciar a inclusão dos itens (medicamentos vendidos);
Preenchimento dos Itens (medicamentos)
Clique na lupa existente ao lado do campo “Nome do medicamento” para selecionar um medicamento a ser incluído;
Observe que constará na listagem exibida, apenas os medicamentos disponíveis no estoque e que estejam de acordo com o receituário selecionado;
Em seguida comece a preencher os demais itens da saída (nº do lote, quantidade da receita e quantidade fornecida), e ao final de cada item preenchido clique no botão “Gravar item”, localizado na parte central da tela;
Ao final de cada item preenchido clique no botão “Gravar item” para salvar o item preenchido.
Para acrescentar um novo item, clique no botão “Novo item” e preencha os campos descritos acima;
Alterar
Caso a saída não esteja selecionada na tela, use a aba “Pesquisar” para selecioná-la;
Clique no botão “Alterar”, localizado na parte superior da tela;
Altere o conteúdo do(s) campo(s) e ao final clique no botão “Gravar”;
Alterar um item
Dê um duplo clique no item desejado, localizado no quadro que fica abaixo do campo “Medicamento”;
Altere o conteúdo do(s) campo(s) “Nº do lote”, “Quantidade da receita” e “Quantidade fornecida” e ao final clique no botão “Gravar item”;
Excluir
Use a aba “Pesquisar” para selecionar a saída a ser excluída;
Clique no botão “Excluir” localizado na barra superior da tela;
Por fim, confirme a exclusão da saída. Este procedimento excluirá o registro da saída e os seus itens relacionados;
Excluir um item
Dê um duplo clique no item desejado, localizado no quadro que fica abaixo do campo “Medicamento”;